Combate a incêndios em hospitais.
Combate a incêndios em hospitais.
Recentemente foram publicadas notícias sobre a dificuldade em conter a fumaça durante incêndio em um hospital. Esse tipo de evento nos relembra a importância de controlar de forma rápida e segura incêndios em ambiente hospitalar. E nós vamos te contar como isso é possível.
Ambientes com equipamentos elétricos energizados, como é o caso de um hospital, são chamados de “Classe C” e tornam qualquer incêndio um desafio, pelo alto risco de choque elétrico e rápida propagação do fogo. Porém, em um hospital a dificuldade é ainda maior, pois nem sempre é possível transladar com facilidade os pacientes.
Qual seria a melhor forma de controlar um incêndio em ambiente hospitalar? Pelo Sistema FirePro.
O sistema FirePro pode ser usado em ambientes habitados, sem qualquer dano a pessoas e animais. Não conduz energia elétrica, o que significa que pode atuar durante o funcionamento de equipamentos energizados, algo essencial em hospitais, já quem neles, em muitos casos, vidas dependem de máquinas.
Ele atua diretamente na reação química que causa o fogo, interrompendo a cadeia de combustão. Isso suprime o incêndio de forma mais rápida do que os métodos tradicionais e com menor probabilidade de reignição, reduzindo as chances de mortes, ferimentos ou intoxicação por fumaça, sobretudo em pacientes acamados que não possam ser rapidamente retirados do ambiente.
Por não usar espuma, líquido ou pó químico, ele não danifica equipamentos, evitando prejuízos financeiros, curto-circuito, corrosão, oxidação ou resíduos abrasivos que danificariam o maquinário no longo prazo. Todo o equipamento hospitalar será preservado do fogo sem qualquer ação de agentes físicos ou químicos que o danifique.
Ao extinguir as chamas e impedir a propagação do fogo, este sistema alcança qualquer área, de qualquer ambiente, inclusive áreas fechadas que sprinklers ou extintores não alcançariam. Isso assegura que o fogo seja completamente apagado, mesmo em zonas de acesso restrito, como por exemplo, um centro cirúrgico, ou em zonas de difícil acesso, como áreas com maquinário pesado.
O sistema também é totalmente automático, o que significa que atuará sem intervenção humana, por ser capaz de detectar sozinho um princípio de incêndio. Isso retira uma preocupação e responsabilidade da equipe de cuidados de saúde, que pode focar sua atenção completamente nos pacientes.
Outro benefício é a baixa manutenção. Por não necessitar de tubulação ou cilindros pressurizados, pode ser instalado em qualquer hospital, sendo também de fácil manutenção (basta uma simples inspeção visual) e longa vida útil (até 15 anos). Além de reduzir os custos, também reduz a necessidade de visitas técnicas e obras, ajudando a mitigar riscos de infecção hospitalar para os pacientes.
Por ocupar pouco espaço, o sistema FirePro pode ser instalado sem tomar área útil da construção, que, em um hospital, costuma ser fundamental. Além de reduzir os custos de instalação, não ocupa uma área que poderia ser destinada a atender mais pacientes.
Não existe nada melhor para ambiente hospitalar do que um sistema de combate a incêndio que extingue o fogo rapidamente, sem colocar em risco vidas ou equipamentos e sem alto custo de instalação e manutenção. Mude hoje mesmo para o sistema de combate a incêndios FirePro!