Skip to main content

Tipos de Incêndio

| Argus Engenharia |

Existem diferentes tipos de incêndio, e cada um deles precisa ser combatido da forma apropriada, caso contrário a tentativa de apagar o fogo pode acabar causando mais danos do que o próprio incêndio em si.

O critério usado para classificar diferentes tipos de incêndio é seu combustível, isto é, o material que pega fogo alimentando as chamas. Muitas vezes o agende adequado para apagar o fogo em alguns casos pode piorar a situação em outros tipos de incêndio.

O exemplo mais comum é a água, muito eficiente para apagar incêndios provenientes de combustíveis sólidos (como papel ou tecidos) não deve ser usada em hipótese alguma para apagar incêndios provenientes da queima de óleo, pois fatalmente aumentarão o fogo.

Então, é extremamente importante entender os tipos de incêndio e quais as formas adequadas de apagar cada um deles. Ao se deparar com um incêndio, sempre se pergunte: “o que está pegando fogo?” e, dependendo da resposta, siga nossa orientação sobre a melhor forma de extinguir esse fogo.

Os principais tipos de incêndio são:

Classe A: É o incêndio que tem como combustível um sólido que possui fibras, como por exemplo, papel, tecido ou folhas.

Classe B: É o incêndio que tem como combustível um líquido (como por exemplo gasolina), um gás (como por exemplo o GLP) ou um sólido que sofre liquefação (como por exemplo a parafina).

Classe C: Aquele que o fogo se origina em equipamentos elétricos energizados, como por exemplo, geradores.

Classe D: Envolve a queima de metais pirofóricos, ou seja, com alta capacidade de ser inflamável, como por exemplo o zinco, selênio, potássio, sódio e alumínio.

Classe K: É o incêndio que tem como combustível óleo ou gordura. Geralmente acontecem em equipamentos como fritadeiras, grelhas, assadeiras e frigideiras.

Agora que você já conhece os diferentes tipos de incêndio, te convidamos a ler os próximos textos e aprender a forma mais segura e eficiente de combater cada um deles!