Skip to main content

SISTEMAS DE GÁS

Supressão por Novec™ 1230

O NOVEC™ 1230 é um agente limpo, listado na NFPA 2001, usado em sistemas de supressão por inundação total. O agente tem o menor impacto sobre o meio ambiente dentre todos os gases listados pela NFPA 2001, com tempo de vida na atmosfera de apenas cinco dias e Potencial de Destruição da Camada de Ozônio igual a zero (ODP = 0). Mesmo quando um sistema de NOVEC™ 1230 é descarregado, sua rápida atuação interrompe um possível impacto devastador causado por um incêndio descontrolado.
Quimicamente, o NOVEC™ 1230 é uma cetona fluorada – CF3CF2C(O) CF (CF3) 2 – e em condições normais é um líquido pressurizado e armazenado com nitrogênio; fluído incolor, inodoro, não condutor de eletricidade e, por não deixar resíduos, é considerado um agente “limpo”. A extinção do fogo se dá por uma combinação química e física agindo sobre a chama, não alterando significativamente a concentração de oxigênio do ambiente. O NOVEC™ 1230 pode ser usado em ambientes ocupados por pessoas, pois não é tóxico nem causa problemas à saúde humana.

Mecanismos de Extinção

O NOVEC™ 1230 extingue o incêndio por resfriamento e interferência química em virtude de ser um excelente condutor térmico. O NOVEC™ 1230 reduz a energia térmica do incêndio a um ponto em que a reação de combustão não consegue se sustentar.
A concentração mínima utilizada como base para projeto é de 4.2% (classe A), 5.85% (classe B) e 4,5% (classe C – Tensões de até 480 VAC). Com o NOAEL – No observed adverse effect level (nível de efeito adverso não observado) de 10%, maior margem de segurança para as áreas ocupadas dentre todas as soluções de mercado.
O agente supressor NOVEC-1230 é propagado e uniformemente distribuído no local protegido pelo sistema e, ao contrário de outros agentes gasosos, o efeito da inundação total é conseguido sem aumentar significativamente a pressão da área protegida.

Risco às Pessoas

A descarga de NOVEC™ 1230 para extinção do fogo não oferece perigo às pessoas desde que respeitados os índices de concentração citados na norma NFPA 2001.
A exposição ao agente extintor não é tóxica, mas todos os cuidados devem ser tomados para evitar a inalação de produtos da decomposição do agente extintor na presença de chama aberta e gases provenientes da própria combustão.
O sistema compreende basicamente uma rede de difusores interligados por uma tubulação de aço preto Schedule 40 ao cilindro de baixa pressão correspondente.
As principais aplicações do sistema com agente supressor NOVEC™ 1230 são proteção de Eletrocentros, salas de servidores, CPDs, data centers, salas cofres, salas de controle, salas de telecomunicações, centros de comutação e controle, ERBs (estações rádio base), salas de painéis elétricos, porões de cabos, salas de arquivo, salas de testes, torres de comando aéreo, etc.
Todos os materiais específicos pertencentes ao sistema de supressão por agente supressor NOVEC™ 1230, tais como: cilindro, agente supressor, válvula, cabeça de comando elétrica e difusores são listados pela UL e aprovados pela FM.

Supressão por FM-200®

O FM-200®, é um agente limpo, listado pela NFPA 2001, usado em sistemas de supressão por inundação total. O agente tem um baixo impacto sobre o meio ambiente e Potencial de Destruição da Camada de Ozônio igual a zero (ODP = 0). Mesmo quando um sistema de FM-200®, é descarregado, sua rápida atuação impede um possível impacto devastador causado por um incêndio descontrolado. O FM-200®, é o agente extintor mais utilizado mundialmente em substituição ao Halon 1301, com uma percentagem superior a 70% quando comparado a outras alternativas.
A eliminação da produção de substâncias prejudiciais à camada de ozônio, decretada pelo Protocolo de Montreal, efetivamente encerrou o uso do Halon 1301 como agente extintor em novos sistemas de supressão de incêndio. O FM-200®, foi desenvolvido para atender à necessidade de um agente limpo, eficaz e confiável, que não prejudique o meio ambiente. Os sistemas de supressão de FM-200®, atendem aos rígidos padrões definidos pela Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA – US. Environmental Protection Agency) de acordo com seu Programa de Novas e Importantes Alternativas (SNAP – Significant New Alternatives Program).
O impacto ambiental de um sistema de FM-200®, em operação por 15 anos é compatível ao de uma lâmpada de 100 watts acesa por um período similar ou a dirigir um automóvel por 2.400 km. O número de cilindros necessários para o armazenamento do gás também é reduzido, o que indiretamente minimiza os efeitos de aquecimento global causados pela fabricação dos mesmos.
O FM-200®, não possui qualquer tipo de restrição quanto à utilização em ambientes ocupados, pois não é tóxico e não causa problemas à saúde humana, inclusive, sendo utilizado como propelente em inaladores médicos. É um sistema de baixa pressão que permite sua utilização sem preocupações quanto a aspectos de sobrepressurização do ambiente protegido.
O sistema compreende basicamente uma rede de difusores interligados por uma tubulação de aço preto Schedule 40 ao cilindro de baixa pressão correspondente.
As principais aplicações do sistema FM-200®, são em salas de servidores, CPD, data centers, salas cofre, salas de controle, salas de telecomunicações, centros de comutação e controle, erb’s, salas de painéis, porões de cabos, salas de arquivo, salas de testes, torres de comando aéreo, fitotecas, bibliotecas, museus, etc.
Todos os materiais específicos pertencentes ao sistema de supressão por gás FM-200®, tais como, cilindro, gás, válvula, cabeça de comando elétrica e difusores são listados pela UL e aprovados pela FM.
Quando o sistema é atuado (manual ou automaticamente) a válvula do cilindro é aberta, o gás é liberado e passa através da tubulação para ser totalmente descarregado na área protegida através dos difusores, de acordo com parâmetros/premissas adotados nos cálculos específicos do software de vazão.
As principais aplicações do sistema FM-200®, são em salas de servidores, CPD, data centers, salas cofre, salas de controle, salas de telecomunicações, centros de comutação e controle, erb’s, salas de painéis, porões de cabos, salas de arquivo, salas de testes, torres de comando aéreo, fitotecas, bibliotecas, museus, etc.
Todos os materiais específicos pertencentes ao sistema de supressão por gás FM-200®, tais como, cilindro, gás, válvula, cabeça de comando elétrica e difusores são listados pela UL e aprovados pela FM.

Supressão por CO2 Alta e Baixa Pressão

O dióxido de carbono (CO2) é encontrado naturalmente na atmosfera e se caracteriza por ser um gás inodoro, incolor, não corrosivo e não condutor de eletricidade podendo ser utilizado como um agente supressor de incêndio.
O método de extinção deste gás é através da absorção do oxigênio no ambiente, ou seja, extingue a chama por abafamento, reduzindo significativamente os níveis de oxigênio do ambiente protegido. Portanto, este tipo de sistema é indicado apenas em locais sem a presença ou circulação de pessoas.

O sistema fixo de CO² pode ser atuado de forma automática (através do sistema de detecção) ou manual, sendo projetado de acordo com o risco existente, volume do ambiente e característica da área a ser protegida, podendo ser do tipo inundação total ou aplicação local.
Este sistema é basicamente constituído pelo agente extintor CO2, cilindros de aço com capacidade de 45kg, válvula de cilindro, cabeça de descarga, cabeça e comando elétrico, difusores, mangueira de descarga, tubulações, conexões e suportes.
O sistema automático é monitorado por detectores pontuais de fumaça, detectores pontuais térmicos ou detectores por aspiração que, para maior segurança, serão ligados em laços cruzados.
Em caso de incêndio, estes detectores serão atuados e enviarão um sinal elétrico à central de detecção e alarme que, imediatamente, identificará e sinalizará o evento disparando um pré-alarme, alertando os ocupantes do local em emergência para evacuação e a brigada de incêndio para as providências necessárias.
O sistema de detecção será responsável pelo desencadeamento do processo automático de extinção, tão logo haja a atuação de um segundo detector de outro laço, que envia um sinal elétrico ao painel central de detecção e alarme que cessa o pré-alarme e dispara o alarme de evacuação (contínuo) para a desocupação total da área, pois a descarga do gás é iminente.
A descarga ocorrerá após um tempo de retardo predeterminado de acordo com a característica de evacuação da área (geralmente de 30 a 60 segundos).
O sistema possui chaves de bloqueio para retardar o disparo ou mesmo cancelá-lo em caso de alarme indevido. Esta chave de bloqueio normalmente é instalada na entrada principal da área protegida.
O sistema manual pode ser atuado através do acionador manual instalado na entrada principal do ambiente a ser protegido ou diretamente na cabeça de comando do(s) cilindro(s) mestre.
O sistema de supressão por CO2 é indicado apenas em locais onde não ocorre a presença ou circulação de pessoas, tais como: salas de transformadores, cabines de pintura, salas de compressores, tanques de armazenamento de líquidos inflamáveis, equipamentos rotativos elétricos, geradores de usinas hidroelétricas, salas elétricas, salas de baterias, etc.