Water Spray (Dilúvio)

Water Spray (Dilúvio)

Sistema Water Spray (Dilúvio)

É um sistema constituído de uma malha de tubulações, onde são dispostos de forma regular, bicos projetores de alta ou média velocidade. Esta malha de tubulações é controlada por uma válvula de dilúvio, cuja abertura se dá com a despressurização de uma rede de sprinklers detectores, instalada em paralelo à rede de projetores, dando passagem uniforme da água para todos os bicos projetores.

Este sistema, em conformidade com a norma NFPA 15, pode ser indicado para resfriamento ou para combate, utilizando projetores de média velocidade (MV) ou projetores de alta velocidade (HV), dependendo dos riscos envolvidos.

Water Spray (Dilúvio)
  • Water Spray de Média Velocidade (MV)
    • Este sistema proporciona uma eficiente distribuição de água pulverizada sobre o risco que protege, principalmente, na armazenagem de gases de petróleo liquefeito.

      A água pulverizada oferece proteção ao pessoal na manutenção corretiva de vazamentos dentro da área coberta pelos projetores MV, produz turbulência no ar em volta do tanque e apressa a diluição do gás com o ar e vapor de água, ajudando assim a produzir uma mistura inofensiva, que é fraca demais para queimar ou explodir.

      A água pulverizada pelos projetores MV sobre os tanques cercados por fogo evita o escapamento descontrolado do conteúdo e oferece proteção eficiente aos tanques e estruturas, sendo o meio desenvolvido mais prático para controlar esta espécie de incêndio.

      O sistema de média velocidade é indicado para proteção, resfriamento e controle de incêndios em indústrias ou em equipamentos que utilizem substâncias inflamáveis em seus processos e onde não seja possível extinguir completamente o incêndio.

      Seguem algumas vantagens da utilização deste sistema:

      • Resfriamento para reduzir a pressão e o risco de ruptura do tanque;
      • Prevenção de manchas de fuligem para reduzir ao mínimo a transferência do calor ao conteúdo do tanque;
      • Turbulência do ar para facilitar a diluição do gás que escapa do tanque com o ar;
      • Diluição pelo vapor de água para acelerar o empobrecimento das misturas tornando-as não explosivas;
      • O sistema pode também ser utilizado com injeção de espuma AFFF (fire fighting foam);
      • Controle do incêndio permitindo combustão sem perigo no local do vazamento;
      • Funcionamento automático para proteção contínua.
  • Water Spray de Alta Velocidade (HV)
    • O princípio de funcionamento deste sistema é induzir uma mudança física a fim de transformar o líquido inflamável em um que não fomente combustão. Portanto, o sistema ataca pela raiz o problema de extinção de incêndios em óleos, tratando da causa e não do efeito.

      Os diversos tipos de líquidos inflamáveis (óleos lubrificantes, óleos combustíveis, óleos de isolamento, tintas, vernizes entre outros), se transformam em líquidos não combustíveis por meio da formação de uma emulsão temporária com água na superfície.

      O sistema HV é rápido na sua ação extintora e, normalmente, cessa toda a caloria entre 3 a 4 segundos. Além disso, a descarga tem a importante vantagem de filtrar à fumaça (partículas de carbono que conduzem eletricidade) e sua operação diminui a probabilidade de riscos.

      Este sistema é utilizado para extinção de incêndios em líquidos inflamáveis com ponto de ignição acima de 66°C, sendo indicado para a proteção de diversos equipamentos, tais como: transformadores, chaves, sistemas de lubrificação e caixas de mancais de geradores movidos por turbinas a vapor, bombas de processo, máquinas de misturas de borracha, fábricas de tintas e vernizes, entre outros.


Whatsapp Argus Whatsapp Argus