Supressão por Novec 1230

Supressão por Novec 1230

Supressão por Novec™ 1230

O NOVEC™ 1230 é um agente limpo, listado na NFPA 2001, usado em sistemas de supressão por inundação total. O agente tem o menor impacto sobre o meio ambiente dentre todos os gases listados pela NFPA 2001, com tempo de vida na atmosfera de apenas cinco dias e Potencial de Destruição da Camada de Ozônio igual a zero (ODP = 0). Mesmo quando um sistema de NOVEC™ 1230 é descarregado, sua rápida atuação interrompe um possível impacto devastador causado por um incêndio descontrolado.

Quimicamente, o NOVEC™ 1230 é uma cetona fluorada – CF3CF2C(O) CF (CF3) 2 – e em condições normais é um líquido pressurizado e armazenado com nitrogênio; fluído incolor, inodoro, não condutor de eletricidade e, por não deixar resíduos, é considerado um agente “limpo”. A extinção do fogo se dá por uma combinação química e física agindo sobre a chama, não alterando significativamente a concentração de oxigênio do ambiente. O NOVEC™ 1230 pode ser usado em ambientes ocupados por pessoas, pois não é tóxico nem causa problemas à saúde humana.

Supressão por Novec 1230

Mecanismos de Extinção

O NOVEC™ 1230 extingue o incêndio por resfriamento e interferência química em virtude de ser um excelente condutor térmico. O NOVEC™ 1230 reduz a energia térmica do incêndio a um ponto em que a reação de combustão não consegue se sustentar.

A concentração mínima utilizada como base para projeto é de 4.2% (classe A), 5.85% (classe B) e 4.2% a 6% (classe C). Com o NOAEL – No observed adverse effect level (nível de efeito adverso não observado) de 10%, margem de segurança para as áreas ocupadas.

Risco às Pessoas

A descarga de NOVEC™ 1230 para extinção do fogo não oferece perigo às pessoas desde que respeitados os índices de concentração citados na norma NFPA 2001.

A exposição ao agente extintor não é tóxica, mas todos os cuidados devem ser tomados para evitar a inalação de produtos da decomposição do agente extintor na presença de chama aberta e gases provenientes da própria combustão.

Propriedades do Agente Extintor

Supressão por Novec 1230

Quando o sistema é acionado (manual ou automaticamente), a válvula do cilindro é aberta, o gás é liberado e passa através da tubulação para ser totalmente descarregado na área protegida através dos difusores, de acordo com parâmetros e premissas adotados nos cálculos específicos do software de vazão. É um sistema de baixa pressão que permite sua utilização sem preocupações quanto a aspectos de sobrepressurização do ambiente protegido.

O sistema compreende basicamente uma rede de difusores interligados por uma tubulação de aço preto Schedule 40 ao cilindro de baixa pressão correspondente.

Supressão por Novec 1230

DATASHEET

Novec 1230 Série LV – DOWNLOAD Novec 1230 Série MV – DOWNLOAD Novec 1230 Série SV – DOWNLOAD

As principais aplicações do sistema NOVEC™ 1230 são em salas de servidores, CPDs, data centers, salas cofres, salas de controle, salas de telecomunicações, centros de comutação e controle, ERBs (estações radio base), salas de painéis, porões de cabos, salas de arquivo, salas de testes, torres de comando aéreo, fitotecas, bibliotecas, museus, etc.

Todos os materiais específicos pertencentes ao sistema de supressão por gás NOVEC™ 1230, tais como: cilindro, gás, válvula, cabeça de comando elétrica e difusores são listados pela UL e aprovados pela FM.

Supressão por Novec 1230
Whatsapp Argus Whatsapp Argus