Skip to main content

SISTEMAS DE GÁS

Supressão por FK

O FK é um agente limpo, listado na NFPA 2001, usado em sistemas de supressão por inundação total. O agente tem o menor impacto sobre o meio ambiente dentre todos os gases listados pela NFPA 2001, com tempo de vida na atmosfera de apenas cinco dias e Potencial de Destruição da Camada de Ozônio igual a zero (ODP = 0). Mesmo quando um sistema de FK é descarregado, sua rápida atuação interrompe um possível impacto devastador causado por um incêndio descontrolado.
Quimicamente, o FK é uma cetona fluorada – CF3CF2C(O) CF (CF3) 2 – e em condições normais é um líquido pressurizado e armazenado com nitrogênio; fluído incolor, inodoro, não condutor de eletricidade e, por não deixar resíduos, é considerado um agente “limpo”. A extinção do fogo se dá por uma combinação química e física agindo sobre a chama, não alterando significativamente a concentração de oxigênio do ambiente. O FK pode ser usado em ambientes ocupados por pessoas, pois não é tóxico nem causa problemas à saúde humana.

Mecanismos de Extinção

O FK extingue o incêndio por resfriamento e interferência química em virtude de ser um excelente condutor térmico. O FK reduz a energia térmica do incêndio a um ponto em que a reação de combustão não consegue se sustentar.
A concentração mínima utilizada como base para projeto é de 4.2% (classe A), 5.85% (classe B) e 4,5% (classe C – Tensões de até 480 VAC). Com o NOAEL – No observed adverse effect level (nível de efeito adverso não observado) de 10%, maior margem de segurança para as áreas ocupadas dentre todas as soluções de mercado.
O agente supressor FK é propagado e uniformemente distribuído no local protegido pelo sistema e, ao contrário de outros agentes gasosos, o efeito da inundação total é conseguido sem aumentar significativamente a pressão da área protegida.

Risco às Pessoas

A descarga de FK para extinção do fogo não oferece perigo às pessoas desde que respeitados os índices de concentração citados na norma NFPA 2001.
A exposição ao agente extintor não é tóxica, mas todos os cuidados devem ser tomados para evitar a inalação de produtos da decomposição do agente extintor na presença de chama aberta e gases provenientes da própria combustão.
O sistema compreende basicamente uma rede de difusores interligados por uma tubulação de aço preto Schedule 40 ao cilindro de baixa pressão correspondente.
As principais aplicações do sistema com agente supressor FK são proteção de Eletrocentros, salas de servidores, CPDs, data centers, salas cofres, salas de controle, salas de telecomunicações, centros de comutação e controle, ERBs (estações rádio base), salas de painéis elétricos, porões de cabos, salas de arquivo, salas de testes, torres de comando aéreo, etc.
Todos os materiais específicos pertencentes ao sistema de supressão por agente supressor FK, tais como: cilindro, agente supressor, válvula, cabeça de comando elétrica e difusores são listados pela UL e aprovados pela FM.