Hidrantes

Hidrantes

Sistema de Hidrantes

O sistema de hidrantes é instalado na tubulação geral de incêndio, sendo que sua pressão e vazão devem ser determinadas de acordo com a norma NFPA 14 e/ou NBR 13714. O sistema é constituído por uma rede de tubulação constantemente pressurizada pelas bombas de incêndio e acionadas por motor elétrico ou diesel, devendo entrar em funcionamento automaticamente quando houver abertura de qualquer ponto de hidrante.

Os hidrantes podem ser simples (utilizados em áreas internas) ou duplos (utilizados em áreas externas e em áreas internas dependendo da situação e do risco) e são compostos de registro controlador, adaptador tipo engate rápido e tampão com engate rápido para proteção contra detritos, animais ou insetos. O conjunto precisa de um abrigo metálico para acomodar no seu interior os acessórios (chave tipo engate rápido, mangueiras de incêndio e esguichos).

De acordo com a norma NBR 12779, toda mangueira de incêndio deve ser inspecionada a cada 6 meses e a cada 12 meses deve ser submetida à manutenção e teste hidrostático. São comercializados basicamente dois tipos de mangueira de incêndio:

  • Mangueira com diâmetro de 38 mm (1.1/2”) – lances de 15m ou 30m.
  • Mangueira com diâmetro de 63 mm (2.1/2”) – lances de 15m ou 30m.
Hidrantes
Whatsapp Argus Whatsapp Argus